O que Você Procura

Limeira volta a sonhar com curso de Medicina; MEC lança novo edital

01-08a

O Ministério da Educação lançou o edital para selecionar mantenedora de instituto de educação superior para implantação de curso de medicina. Limeira é uma das três cidades brasileiras que participam desta concorrência que foi iniciada em 2014. Em virtude de apontamentos realizados pelo Tribunal de Contas da União o processo de seleção sofreu atraso, mas agora segue o seu curso normal. O deputado federal Miguel Lombardi e o prefeito Mário Botion conversaram rapidamente com o ministro da Educação, Mendonça Filho, sobre o novo edital no Salão Leste do Palácio do Planalto. Segundo o ministro a divulgação preliminar deve ocorrer em outubro e a homologação do resultado final em janeiro do próximo ano.

Ambos cumprimentaram o ministro de Estado pelo interesse em resolver o impasse em torno do processo de seleção que se arrastava desde 2014. O deputado limeirense faz gestão sobre este tema no MEC desde 2015 e passou a contar com o suporte também com prefeito Mário Botion a partir deste ano. Limeira foi inscrita e considerada apta a participar deste edital a partir do interesse apresentado entre a Prefeitura de Limeira, a Santa Casa e mantenedoras de ensino superior da cidade. Este edital faz parte do programa Mais Médicos do governo federal.
Ministro – “Já lançamos de forma pública este edital correspondente aos três municípios que não tiveram sua finalização adequada, segundo os parâmetros fixados pelo Tribunal de Contas da União. Agora, o município de Ijuí (RS), Tucurí (PA) e Limeira terão oportunidade de concluir este processo”, citou o ministro Mendonça Filho. Além deste anuncio, o ministro assinou a abertura de 11 novos cursos de medicina no país. A oficialização foi durante o 1º Ato de Credenciamento e Autorização dos Cursos de Medicina do Edital nº 6/2014. Os 11 cursos efetivados irão ofertar 710 novas vagas, de um total de 2.305 a serem abertas em todo o Brasil até a conclusão das 36 autorizações previstas no Edital nº 6/2014.