O que Você Procura

Projeto dá a Limeira o título de Capital da Joia Folheada

O primeiro projeto de lei protocolado pelo deputado federal Miguel Lombardi (PR) em Brasília, no último dia 13, será submetido a partir de agora à análise da Comissão de Cultura da Casa. O texto confere a Limeira o título de “Capital Nacional da Joia Folheada”.

Esse tipo de proposta não vai a votação em plenário e precisa apenas ser aprovada nas comissões competentes para avaliar a matéria.

Em 2011, a ex-deputada Aline Côrrea (PP) chegou a apresentar propositura com o mesmo teor, mas o texto não prosperou a tempo de concluir seu mandato e foi arquivado.

Na sua justificativa, Miguel Lombardi alega que Limeira está inserida em importante pólo industrial do interior paulista e o município tem se destacado especialmente na área da produção e comercialização de joias folheadas.

Lembra que desde 1938 a cidade é conhecida por seus “excelentes ourives” e, a partir da década de 80, iniciou um processo de deslocamento da experiência desses profissionais para o ramo de joias folheadas. Com isso, o Município passou a ocupar o posto de maior fabricante de bijuteria bruta do País.